Vazamento de Dados – BACKUP

5 dicas para evitar os principais riscos de vazamento de dados

  • Artigo:                  Vazamento de Dados #01 – BACKUP
  • Autor:                  Luiz C F Casemiro
  • Data:                    20/07/2022 – atualizado: 03/08/22
  • Título:                  5 dicas para evitar os principais riscos de vazamento de dados.
  • Publicado:           12/09/2024

Você já parou para pensar que o seu computador possa ser um grande acumulador de dados importantes, não só seu, mas de seus clientes?

Muito provavelmente, nele esteja disposto arquivos, imagens, fotos, dados importantes etc. Por meio dele, você realiza transações bancárias, acessa e-mails, redes sociais, faz download de programas, vídeos, cursos e por aí vai. Agora, imagina você perder tudo isso de uma hora para outra?

Este artigo é para te ajudar a criar uma política de backup, se proteger e resguardar seus dados contra acidentes e invasões.

Seus arquivos podem ser perdidos por várias causas, algumas delas são: Furto ou roubo do equipamento, mau funcionamento de seu Sistema Operacional, invasão ou sequestro de dados, instalações malsucedidas, exclusão de mensagens de e-mail por invasão, códigos maliciosos que podem infectar e danificar seu computador etc.

Então, agora vou compartilhar com você 5 dicas que farão toda diferença, caso você não tenha o costume ou a boa prática de guardar seus dados.

1.IMAGEM DE SISTEMA

Dica1 – A primeira coisa que você precisa fazer e criar uma imagem fidedigna do seu Sistema Operacional que consiste em guardar a última configuração válida do seu Sistema Operacional (windows10, Linux, IOS). Cada sistema tem sua particularidade na geração desta imagem. Esta ação ajuda na restauração do seu Sistema Operacional e pode minimizar bastante os esforços em recupera-lo. Por se tratar de uma cópia mais complexa e geralmente grande, sugere-se que você faça a guarda desta imagem em um dispositivo móvel, como um DVD ou pen-drive por exemplo. Deixe-o sempre à disposição.

2.ORGANIZANDO SEUS DOCUMENTOS

Quando você documentos espalhados pela área de trabalho, downloads, arquivos de programa etc. Fica difícil de organizar na hora de coletar estes documentos e arquivos para realizar seu backup.

Dica2 – Tente organizar seus arquivos em pastas, nunca deixe espalhados na sua área de trabalho. Acredite! Em grande quantidade, isso pode afetar o desempenho do seu computador. Prefira armazena-los na “raiz” ou em C:\ e preferencialmente separados por departamentos ou categorias.

Fica fácil na hora de organizar o que será copiado ou não além, é claro, de diminuir o risco de impacto de desempenho do seu computador.

3.BACKUP

Dica3 – É altamente recomendável que você faça este backup automaticamente, utilizando ferramentas que automatize esta atividade. As cópias devem ser feitas preferencialmente em em mídia removível, em CLOUD/WEB. Sempre fora do ambiente local.

Existem diferentes tipos de backup para cada tipo de caso. Conheça os tipos de backups disponíveis para os vários tipos de ferramentas. Backup Completo: Este é o tipo de cópia que é feito para guarda total dos seus arquivos, geralmente é a primeira guarda; Backup Incremental: Trata-se da cópia de ações recentes na cópia completa, ou seja, só copia os arquivos alterados após feita a cópia completa; Backup Diferencial: Copia os arquivos alterados ou criados após o último backup completo.

Com a cópia de imagem do sistema realizada, os arquivos organizados, o local de armazenamento definido e entendendo os tipos de cópias, vamos partir para o backup dos seus arquivos.

Um programa muito utilizado para cópia automática é o CobianBackup. Existem outros, caso queira testar: Acronis, AvastBackup e Backup Maker, são os mais utilizados. Mas, o Cobian é prático e de fácil configuração. Você também pode simplesmente copiar e colar seus arquivos para o local reservado. O que não é uma boa solução, se você tem um volume muito grande de arquivos.

4.PREPARANDO SEUS ARQUIVOS

Prefira copiar seus documentos em Word, Excel e JPG, são arquivos mais leves e que consomem menos espaço em armazenamento, dependendo do tipo de documento, é claro. Mas, se você precisa guardar imagens como fotos, desenhos, projetos, slides ou vídeos, uma boa solução é compactar estes documentos com uma ferramenta de compactação como winzip ou winrar, por exemplo.

5.VALIDANDO SEUS ARQUIVOS

Só fazer as cópias não garante que esteja tudo bem, sempre temos que ter um zelo a mais quando se trata de proteção de dados, então, é fundamental que você valide os dados copiados. Separe um dia da semana para verificar os dados copiados, descompactando e abrindo um arquivo ou outro, esta ação simples pode lhe render um alivio. Imagine descobrir que algumas pastas foram copiadas em branco. O que é comum em casos de perda de pacotes na hora de transferência de dados. Então, seja sempre cauteloso.

– Mantenha seus backups desconectados do sistema, ou seja, em mídias removíveis ou em CLOUD

– Sempre faça a validação dos arquivos e não recupere se desconfiar que ele contenha dados não confiáveis.

– Estabeleça a regra de sempre fazer backup

Se estas dicas foram úteis para você comente ou deixe uma pergunta se teve alguma dúvida.
Se quiser saber como instalar e configurar o Cobian Backup, comente aqui que te ajudamos.
Até aproxima e, tenha sempre muito cuidado com seus dados.